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Alimentos do Recife que ajudam os corredores – Ativo

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Uma prática que, é antiga no Recife e em grande parte do Nordeste, vem
se tornando comum entre corredores de todo o Brasil é o uso da rapadura como
fonte de energia durante os treinos. 

 “O corredor raiz gosta de
utilizar a rapadura e ela é muito eficiente para repor a energia”, diz Fernando
Guimarães, da assessoria para corrida FG Treinamento Personalizado.

A rapadura é fonte de carboidratos, energia, e de diversos minerais,
como ferro, cálcio, potássio, fósforo e magnésio. Esse subproduto da cana de
açúcar é rico também em vitaminas do complexo B, como tiamina, riboflavina e niacina.

Em 25 gramas do produto, há 92 calorias e 23 gramas de carboidratos. No
comércio, é encontrada em barras de 500 gramas e em porções individuais de 25 gramas.

Outro produto facilmente encontrado no litoral pernambucano, a água de
coco é um excelente repositor – além de hidratar, possui sódio e sais minerais,
importantes para a prevenção de câimbras.

Já a melancia, muito eficiente para a hidratação, é recomendada também
como fonte de potássio, vitaminas A e B2. Além de ajudar a refrescar o corpo
depois de um treino no calor local.

“A melancia tem alto índice glicêmico, o que
ajuda a repor a energia rapidamente depois das passadas. Índice glicêmico é a
velocidade com que o corpo libera açúcar para o sangue. Quanto mais alto for o
IG, mais rapidamente a glicose cai na corrente sanguínea. Por isso, a melancia
é uma boa pedida para o pós-treino, quando você precisa de energia rapidamente
para que os músculos se recuperem”, ensina a nutricionista Liane Schwarz
Buchman.

Os adeptos de treinos mais longos podem também substituir o gel de
carboidrato por melancia.

Como a fruta mantém a glicemia em alta e poupa o glicogênio muscular, oferece valiosa ajuda para se obter energia.

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Fonte Oficial: Ativo.

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